quinta-feira, 16 de janeiro de 2020

Câncer: entenda, previna, trate PARTE 2


Câncer: entenda, previna, trate
PARTE 2

Como conversamos na PRIMEIRA PARTE, o câncer em 80% dos casos, é causado por fatores ambientais. 

Falamos que o COMPORTAMENTO humano é um FORTE fator ambiental, e que este se subdivide em 3 pilares:
Alimentação, Atividade física e Mente.

O Câncer é sedentário, preguiçoso, faminto e por incrível que pareça não trabalha.

A população mundial esta cada vez mais sedentária e obesa, e com isso a incidência dessa patologia vem aumentado em todas as faixas etárias. Cerca de um quarto dos casos da enfermidade apresenta relação com sobrepeso, obesidade e elevados percentuais de gordura.
Essa gordura quando acumulada na região abdominal em homens e quadris e coxas em mulheres exerce uma influência direta na pressão sanguínea e à resistência a insulina. 

O seu corpo fica RESISTENTE A AÇÃO DA INSULINA, ou seja, seu pâncreas precisa trabalhar muito mais (aumento das chances de um câncer de Pâncreas) produzindo e jogando na sua circulação INSULINA extra. E como é a insulina que regula os receptores de GH (hormônio do crescimento), dos IGF´s (fatores de crescimento semelhantes à insulina) e suas proteínas de ligação (IGFBP´s), que regulam o processo construção e morte das células (apoptose) e HORMÔNIOS SEXUAIS.  PORTANTO, muita insulina dispara muito IGF na circulação diminuindo o nível de GH e também os receptores de hormônios 
Resultado de imagem para falta de libido

sexuais. 

Você acelera a diminuição de musculatura (massa magra), pois reduz a ação do GH, diminui o apetite sexual (libido), diminui mais ainda sua musculatura (isso mesmo!!, mais uma vez) devido a baixa de TESTOSTERONA. 

Seu organismo acaba gerando muito RADICAL LIVRE        , e não consegue combatê-los na mesma proporção, suas células vão sofrendo ataque constante, reduzindo a capacidade em repar o seu DNA. E aí começa a produção de células cancerígenas (mutantes) como vimos na primeira parte.

Observe algumas fotos de pessoas na praia ou no dia a dias dos anos 70, você vai perceber que as pessoas eram naturalmente mais finas, dificilmente você encontra pessoas gordas. E por incrível que pareça, a pratica de atividade física como hobbie era muuuito menor do que atualmente, e o índice de câncer era bem menor também.
https://d1o6h00a1h5k7q.cloudfront.net/imagens/img_m/9432/4145267.jpg

Como explicar tal constatação?

As pessoas se movimentavam mais em seu dia a dia. Meu avô conta  histórias de seus deslocamentos para as cidades vizinhas a pé, era 20km para ir e 20km para voltar, era um dia inteiro para ir de uma cidade vizinha a outra, e muitas vezes voltava carregado de encomenda dos pais. As pessoas levantavam do sofá para trocar o canal da televisão. A atividade física naquele tempo era questão de sobrevivência, estava inserido na vida das pessoas naturalmente.
Hoje com o avanço das tecnologias, tudo ficou mais cômodo, você faz 40km de carro em 20 minutos sem levantar do banco do carro, você troca o canal da televisão com o controle remoto, você sobe de elevador, você pede comida em casa, você trabalha sentado, você conversa com seu pai pelo whatsapp mesmo ele estando no quarto ao lado. Imagem relacionada
Estamos gastando menos energia, e consumindo muito mais.  A prática de atividade física é questão de sobrevivência, o corpo implora por mais batimentos cardíacos e contrações musculares.
Agora você já sabe que sem atividade física, provavelmente você eleva em 50% as chances de desenvolver algum tipo de câncer. Se mesmo assim você continuar no sedentarismo, é por escolha e não mais por ignorância.

BACURAU, R. F. P.;COSTA ROSA, L. F. B. P. Efeitos do Exercício sobre a Incidência e Desenvolvimento do Câncer. São Paulo: Revista Paulista de Educação Física. v.2. n.11.p.142-147,1997

FRIEDENREICH, C. M. Review of Anthropometric Factos and Breast Cancer Risk. Calgary: Lippincott Williamns e Wilkins, 2002.

PRADO, S. M. A .Aderência à Atividade Física em Mulheres Submetidas a Cirurgia por Câncer de Mama. Dissertação (Mestrado. Ribeirão Preto: USP, 2001).


Receba as atualizações por email ou whatsapp

Clique no link e cadastre-se no site.

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

Câncer: entenda, previna, trate


“O câncer é um importante problema de saúde pública
em países desenvolvidos e em desenvolvimento, sendo
responsável por mais de seis milhões de óbitos a cada
ano, representando cerca de 12% de todas as causas de
morte no mundo.”


Uma doença tão falada, tão temida, que a muito era comentado nos bastidores em voz baixa, considerada como assinatura da sentença de MORTE, hoje mais evidente sua origem pelos especialistas, e pouco reconhecida pela maioria da população.
O nome vem do grego kakínos, que significa caranguejo devido a forma que o crescimento desordenado das células vão formando.

Faz-se necessário a disseminação deste tema de forma que todos possam saber que em 80% (Pasmem!!) é causado por fatores ambientais, isso quer dizer que hábitos de vida fazem parte desses fatores.
Logo, VOCÊ de uma vez por todas deve saber que dependendo do seu estilo de vida pode estar nesse exato momento estimulando uma desordem no seu DNA (sua fábrica de células de todos os tecidos, que serão órgãos), chegando ao ponto de formar massas preguiçosas que consomem energia do seu corpo, ocupando o espaço dos tecidos que querem trabalhar.

Célula cancerosa é um hospede que não trabalha e trás despesa.

Uma analogia legal pra isso, é um hospede que ocupa um espaço no hotel, consome todos os serviços, trás a família, os amigos, cachorro, papagaio, trás até os inimigos, vão ocupando cada vez mais quartos no hotel, e consumindo cada vez mais energia, comida, TV a cabo, wifi, serviço de quarto, dando cada vez mais prejuízo ao hotel, e não vão pagar a conta porque ninguém ali trabalha, só consome, e tira a vaga de quem quer se hospedar e quer pagar a conta.

Ou seja conforme as células neoplásicas (cancerosas) vão substituindo as normais, o tecido vai sendo cada vez mais invadido ao ponto que o órgão perde sua função e sofre falência.

OS FATORES AMBIENTAIS QUE ESTÃO EM SUAS MÃOS

Respeito todas as opiniões do tipo, “a vida é uma só, vou morrer de qualquer maneira, tenho que aproveitar a vida” se há o completo entendimento de tamanha agressividade que é desenvolver essa patologia, e conviver com ela sem que sacrifique a vida de quem não fez a mesma escolha (seu pais, filhos, família e amigos).
Viver uma vida acelerada, estressada, mau dormida, mau alimentada e mau exercitada. Seguindo apenas os comandos do subconsciente e dos sentidos mais superficiais do tipo comer o que agrada a boca, beber o que me tira temporariamente das minhas responsabilidades. É uma escolha individual, portanto não compete a ninguém trocar sua fralda ou trocar sua bolsa de colostomia (aquela bolsa que as fezes se depositam, quando seu intestino para de funcionar).

Dito isso vamos aos fatores ambientais

 O comportamento humano é um fator ambiental, nesse contexto podemos dividir em:

Alimentação, Atividade física, Mente.

Olhe para tudo que você ingeriu na ultima semana, se a maior parte delas não estraga muito rápido, é sinal que nem as bactérias querem comer. E seu corpo (coitado) vai ter que processar tudo. 
Seus avós reconhecem como alimento o que você vem comendo?

Tive a oportunidade de investigar a os hábitos alimentares de pacientes internados, pacientes com calculo biliar (pedra na vesícula), pancreatite e vários casos de câncer. Todos, absolutamente todos apresentaram desequilíbrios nutricionais. Ou seja, a causa dessas enfermidades podem estar relacionados diretamente à alimentação.

Acredito que a falta de conhecimento é o fator crucial para a desatenção em relação aos alimentos ingeridos. Ora! Compare o conhecimento sobre a palavra veneno, imagine por um momento as imagens que vem na sua cabeça, provavelmente tem bicho morto, avisos de CUIDADO PRODUTO TÓXICO, pessoas ficando com a pele verde com a mãos no pescoço .  Por mais superficial que seja, ninguém toma veneno pois sabe que pode fazer mau e até matar.

Repetindo, “em 80% (Pasmem!!) é causado por fatores ambientais”. 

Com toda a certeza, vou esmiuçar o efeito de determinados alimentos (produtos industrializado), e a quantidade excessiva que você pode estar comendo de alimentos naturais. Bem como o que você pode ajustar na sua rotina para causar mudanças e efeitos positivos no seu organismo (principalmente a biogênese celular) nos próximos artigos.
Já peço um favor, que deixe nos comentários a pergunta que seja importante para você em relação a esse tema.


O nosso organismo, é composto por vitaminas, minerais, aminoácidos, gorduras, colesterol, açúcares, água e energia. E se a oferta desses ingredientes for adequada, com toda certeza você será beneficiado com toda a potência mental, física e imunológica que um corpo pode proporcionar.


Entenda que o corpo é uma fábrica de células gigante, e acredite, é maior que qualquer fábrica que exista ou vá existir e, que só para na sua morte, logo, exige a oferta de matéria prima de qualidade para que haja produto de qualidade e em quantidades que variam de acordo com a demanda por produtos. Essas células agrupadas, vão formar tecidos, e tecido agrupado forma órgãos.

Essa fábrica só vai parar na sua morte, com matéria prima equilibrada ou não. E é aí que mora o perigo.
 
 
A fábrica vai continuar a produzir, porém, produtos com defeito de fábrica, e na maioria das vezes sem funcionalidade nenhuma.

Espero que nesse ponto você já tenha entendido que você é o fornecedor das matérias primas.

No próximo artigo vamos abordar os demais fatores ambientais, são eles:

  Atividade física
  Mente.

Receba as atualizações por email ou whatsapp

Clique no link e cadastre-se no site.