quarta-feira, 24 de julho de 2013

Canudinho nosso de cada dia.



Atualmente o verbo TOMAR vem sendo utilizado com maior frequência quando o assunto é emagrecimento, hipertrofia (crescimento muscular), performance, ou melhor dizendo melhorias. E quando o processo é o inverso, o verbo COMER ganha ênfase.
Se engordou, é porque comeu de mais, se emagreceu é porque tomou um pó mágico batido com um liquido na refeição principal que o milagre aconteceu.
Será mesmo que só tomando alguma coisa (industrializada) que é possível obter melhorias para o corpo e para saúde? Será que esses 30 e poucos dentes posicionados estrategicamente na boca não tem importância funcional para o organismo? Ou as enzimas que são liberadas no alimento durante a mastigação realmente não tem influencia alguma na degradação e oxidação dos nutrientes?
Saindo um pouco das dúvidas fisiológicas e entrando nas dúvidas sensoriais, eu me pergunto: - Será que batendo meu prato preferido no liquidificador, e posteriormente aprecia-lo, eu vou sentir o mesmo prazer daquela refeição? Vou distinguir os temperos, texturas, aparência e aromas que o meu prato colorido,cheiroso e gostoso me proporciona?
O sofrimento é um sentimento que nenhum ser em sã consciência busca para saciar suas vontades. E venho assistindo tristemente produtos sendo vendidos nos mercado prometendo felicidade com sofrimento, dizendo que tudo o que você precisa esta naquele copo (geralmente de plástico cheio de xenoestrógenos, mas isso é assunto para outro post). E pior! substituindo por refeições principais por prazeres únicos, do contrário não terá resultados.
Aí o consumidor diz: aaa mas emagreci. E mais perguntas me surge na cabeça. Reduziu medida, mas a gordura reduziu? Como está o temperamento dessa pessoa, ansiedade, sono, social. Social?! como assim Renato? Posso estar errado mas eu não convido ninguém pra jantar um copo de pó mágico batido, ou sentar na beira da lareira tomando uma taça de "tudo que você precisa" romanticamente.
Até que seres humanos durante sua evolução comecem a nascer sem dentes e com a boca em forma de canudinho, não há alimentos que substitua-o em sua forma mais natural possível. E não me canso de frisar uma frase que escutei de um professor em um dos cursos que frequentei. " Se não tiver tempo de cuidar da sua saúde, terá que ter tempo para cuidar da doença.
Você merece a felicidade plena, e busque acrescentar coisas positivas na sua vida e não retirar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário