segunda-feira, 29 de julho de 2013

Criança feliz?


Considerado como epidemia do século 21, as doenças crônicas não transmissíveis vem ganhado espaço em manchetes, estudos e pautas de assembleias no mundo inteiro.  A ONU (Organização das Nações Unidas) dedicou um evento especialmente em prol do combate as doenças crônicas para discutir esta que é uma questão global.
Doenças respiratórias, câncer, diabetes, doenças cardíacas e doenças mentais estão relacionadas a maus hábitos como tabagismo, má alimentação, sedentarismo e consumo de álcool. O agente causador predominante é sem sombra de duvidas a indústria, que pouco é responsabilizado por tais consequências.
Com anúncios pomposos, coloridos e criativos vendem produtos com a promessa de suprir todas as necessidades nutricionais, dando ênfase para as migalhas de benefícios agregados na composição do produto, e mascarando através de dizeres técnicos em letras microscópicas os 99% de substancias malignas ao organismo.  Mas até parece que esse bolinho com embalagem tão bonitinha cheia de ursinhos felizes vai faz mal, olha como brilha os olhos da criança, está passando na televisão gente, é bom. Tão prático, meu filho leva todo dia pra escola, lá em casa tenho um armário só para essas coisas, meu filho sabe até fazer o macarrão instantâneo sozinho, e ele adora.
Quando a criança aparece abatida, com febre, dores, a culpa é sempre da virose ou porque tomou sereno na cabeça. Aí o consumo de produtos industrializados é suspenso (desintoxicação) porque vai fazer mal ao tratamento, a criança passa a tomar mais água (hidratação), comer alimentos naturais (nutrição), sopinha “tipo vó” (nutrição), saladinha de frutas (mais uma vez nutrição) e obviamente melhora, pois reestabeleceu seus níveis mínimos de nutrientes em seu organismo e seu sistema imunológico correspondeu positivamente. Muitas vezes os sintomas não são percebidos, mas internamente o organismo está em uma batalha constante e diária exercendo várias atividades, visando proporcionar o máximo de benefícios possíveis ao corpo todo. Porém para cada ação há uma reação. Um carro novo por exemplo, quando abastecido com combustível adulterado, possui mecanismos aptos amenizar as consequências ao sistema, se o uso desse combustível for continuo a manutenção precoce será inevitável e alguns problemas são irreversíveis. O corpo funciona da mesma forma.
A criança saudável é adulto saudável, quem toma as decisões dos filhos são os pais, e não a propaganda de bolacha recheada ou do bichinho do cereal NÃO MATINAL. A praticidade de ter um pacote de salgadinho é o ingresso de entrada vip para o pronto-socorro na madrugada. O poder de evitar complicações na própria vida e na vida dos filhos está em suas mãos. Inclusive a nível financeiro, pois um tratamento de quimioterapia,radioterapia, internação, medicamentos importados, é muito mais caro que aquela viagem para Disney que é sonho de toda criança. Aí eu te pergunto se aquele pacotinho é barato mesmo. E não é frescura, é realidade e é simples.
A sua vida é muito mais valiosa do que isso, e a resposta para alguns problemas está nos alimentos que consumimos.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário