segunda-feira, 22 de julho de 2013

Vitamina sol


Vitamina Sol.

Bronzeado no verão, solzinho que esquenta no inverno, fonte de energia para as plantas e fonte de vitamina para humanos. Sim vitamina produzida a partir da exposição do corpo ao sol.
A vitamina D3 (ou calciferol) é uma vitamina de extrema importância para várias atividades do organismo, ela que promove a manutenção no equilíbrio do cálcio, garantindo o crescimento e desenvolvimento normal dos ossos e dentes, atua no sistema imune, no coração como um dos responsáveis pelo direcionamento do cálcio para o lugar adequado, impedindo a calcificação de válvulas cardíacas por exemplo.
Estudos comprovam que a deficiência de vitamina D aumenta a possibilidade de depressão em adultos, problemas no crescimento das crianças, e vai, além disso, pois exerce funções numa variedade de tecidos corporais como cérebro, coração, pele, intestino, gônadas, próstata, mamas e células imunológicas.
Pode ser encontrada na forma de vitamina D2 (ou ergocalciferol) em vegetais, ovos, peixes, cogumelos, derivados lácteos, ou formada a partir da pele após a exposição à radiação ultravioleta (UVB). O tempo necessário de exposição ao sol pode variar de acordo com a idade e tom da pele.
Atualmente nem todos conseguem obter níveis adequados, devido ao “corre corre”, uso de protetor solar, nas regiões mais frias o uso de roupas que cobrem o corpo todo, trabalho em locais fechados. E observando tais dados, nutricionistas e médicos lançam mão da suplementação com medicamentos fitoterápicos, e sua eficiência é garantida segundo especialistas.
Das opções disponíveis para obtenção de vitamina D, a produção a partir da pele é a mais eficiente, visto que em alguns alimentos, além da vitamina, gorduras fazem parte da composição do alimento, e quando não utilizamos a gordura em suas variadas formas e funções, armazenamos nos tecidos adiposos em forma de triglicerídeos ou “pneuzinhos”.
Somos seres biologicamente individuais, com necessidades nutricionais diferenciadas. Cuide de sua saúde e não da doença. O Nutricionista pode ajudar você nessa caminhada da vida eliminando os obstáculos que atrapalham seu corpo, sua mente e sua alma.



2 comentários:

  1. Muito bom o texto, to procurando um sol ultimamente mas tá difícil, =(.

    Bronzeador atrapalha em alguma coisa ? Digo ele inibe a ação do sol ou estimula ?

    Abraço !

    ResponderExcluir
  2. Ótima pergunta Guilherme...
    os Bronzeadores tem fator de proteção muito baixo,pois a função é dar aquela "corzinha do verão", não inibe a chegada da radiação solar. Já os protetores sim... eles impedem a chegada do da radiação UVB... que é a responsável por ATIVAR a produção de vitamina D.Tome sua dose diária de sol em seguida faça uso do protetor se essa for um hábito.

    ResponderExcluir